Luisa: Para você Maquiavel foi?
Paula: Para mim Maquiavel foi humanista muito importante para a política no Renascimento. Ele trouxe uma nova proposta de pensar, considerando a ciência na política.
Luisa: Então você como jurada, acha que ele é inocente?
Paula: Em minha opinião sim!
Luisa: Por quê?
Paula: Por que para mim ele só fez contribuir na política renascentista.
Luisa: Por que o termo “maquiavélico”?
Paula: Eu fiz uma pesquisa, que dizia que ele não era mal, julgaram ele errado, pois ele pensava e agia de uma forma diferente das outras pessoas.
Luisa: Muito obrigada Paula você é 10!
____________________________________________________
Luisa: Marina, responda com os seus conhecimentos quem foi Maquiavel?
Marina: Para mim, Maquiavel foi um humanista, pensador da política, muito corajoso ao expressar-se de maneira tão distinta na época. Sua maneira de pensar foi polêmica, muito discutida e contestada, muito mau interpretado por muitas pessoas, o que originou o termo maquiavélico, porém, seus pensamentos, deu a política novos olhares, novo ângulos e novas interpretações, fundando as modernas concepções de governo.
Luisa: Para você Maquiavel foi culpado ou inocente?
Marina: Inocente!
Luisa: Por quê?
Marina: Por que interpretando bem seus pensamentos dá para perceber que são corretos e eles apoiando o seu ponto de vista em relação ao ser humano e a política.
Luisa: Qual o pensamento de Maquiavel você mais admira?
Marina: Quando ele falou que “Os fins justificam os meios” ele quis na verdade dizer que de acordo com o seu objetivo você vai traçar os planos para alcançá-los, essa é a frase que eu acho mais interessante!
Luisa: Brigada Marina você sabe tudo de Maquiavel.
____________________________________________________
Luisa: Para você Maquiavel foi importante?
Mauricio: Maquiavel foi muito importante!
Luisa: Por que você acha isto?
Mauricio: Pois ele revolucionou a política, baseando-se mais ou menos em um livro,chamado ''O Príncipe''.Alem de ter sido um grande influente no Renascimento,construindo grandes obras e pensamentos,influenciando nos dias de hoje,aprimorando conhecimentos de historiadores,políticos,assuntos atuais,facilitando o modo de lidar com a vida..sendo que atualmente é muito mais fácil inovar,criar,tendo o avanço da tecnologia como um aliado,havendo uma comparação com a dificuldade de Maquiavel que sem muita estrutura, pôde construir suas teorias,pensamentos,surgindo um novo método de vida.
Luisa: De tudo o que ele fez o que você mais apóia em suas atitudes?
Mauricio: Em suas atitudes, o que mais apoio nesse grande ícone do Renascimento é o seu modo de pensar, em relação a vida,ao homem e a política
Luisa: Você concorda com o jeito de Maquiavel pensar?
Mauricio: Concordo!
Luisa: Por quê?
Mauricio: Pois, ele olha o homem, com um olhar diferente, mostrando o lado ambicioso e o lado bom, mostrando também um modo mais ''justo'' de encarar a vida.
____________________________________________________
Luisa: Você acha que foram justos ao condenarem Maquiavel?
Bruno: Não!
Luisa: Porque essa sua opinião?
Bruno: Não foram justos, pois Maquiavel tinha seu jeito de pensar, e agir, e ninguém admitia esse jeito diferente, não dando a sua liberdade.
Luisa: De suas frases, qual você, mais se identifica?
Bruno: "Nada faz o homem morrer tão contente quanto o recordar-se de que nunca ofendeu ninguém, mas, antes, ajudou a todos.”.
Luisa: Por que acha que se identifica com esta frase?
Bruno: Pois não tem nada melhor do que morrer e ser reconhecido por todos como uma pessoa que acima de tudo só procurou fazer o bem.
Luisa: Você acha que neste júri simulado Maquiavel conseguirá ser livre? Por quê?
Bruno: Sim, por que os advogados de defesa iram conseguir provar que o réu Maquiavel só estava pensamento diferente dos outros da mesma época.
____________________________________________________
Luisa: Você acha que Maquiavel foi culpado ou inocente?
Filipe: Inocente!
Luisa: Por que acha isso?
Filipe: Eu acho que ele era inocente, pois ele contradizia todos com seus pensamentos revolucionistas e assim eles acharam que ele era culpado.
Luisa: como você poderia provar que Maquiavel é inocente? O que ele fez para ser inocente para você?
Filipe: Maquiavel revolucionou a sua época com pensamentos revolucionistas e não cometeu nenhum crime bárbaro assim não tinha porque o prenderem e exilarem mais se não fosse isso ele não escreveria uma das suas mais importantes obras O PRINCIPE.
Luisa: Maquiavel foi um grande e muito conhecido artista, mas o que ele nos mostrava em suas obras?
Filipe: Ele mostrava sempre defender a política (a ética na política) ele demonstrava um pensamento renascentista, nas suas obras Maquiavel fazia teorias com o humanismo. Em sua obra “O Príncipe” ele criou um “manual da política” que pode ser interpretado de muitas maneiras diferentes.
____________________________________________________
Luisa: Maquiavel foi o que para o Renascimento?
Renata: Foi considerado o fundador da ciência política moderna.
Luisa: Você acha que ele é inocente? Por quê?
Renata: foi considerado importante porque ate hoje seus escritos servem como respostas para muitos problemas políticos da atualidade.
Luisa: Por que ele tinha o termo maquiavélico?
Renata: Eu acho que é porque ele escreveu um livro chamado O Príncipe e nele ele ensinava a fazer as maldades, por isso que esse nome MAQUIAVELICO que quer dizer pessoas que tramam coisas ruins.
Luisa: Das atituldes de maquiavel, qual mais chamou a sua atenção?
Renata: As maldades que ele ensina no livro "O Principe".
Luisa: Então, você acha que ele deve ser livre ou não?
Renata: Livre, porque foi figura uma marcante no renascimento eu acho que ele deve ser livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário